Ponte Vecchio


A ponte Vecchio é um dos lugares mais conhecidos e representativos da cidade de Florença, sendo por isso uma paragem obrigatória para quem visita esta cidade.
As suas origens remontam a 1345, o que faz dela a ponte de pedra mais antiga da Europa. A ponte foi construída durante a época romana, sob rio Arno em meados do primeiro século aC, e foi também a única poupada pelos alemães durante o bombardeio na retirada em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
A ponte é constítuida por três arcos, o maior com trinta metros de diâmetro, e é composta por inúmeras lojas, nomeadamente joalharias e ourivesarias.
Ao longo da ponte, estão presentes vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini. Os cadeados estão ligados à antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Porém, hoje em dia, já não é permitida a colocação de cadeados na ponte devido ao excesso de peso que estes provocaram e aos estragaos que causaram na estrutura da ponte.